Fotografia / My Photography

11 março, 2010

Pó de Talco, ligado a Cancro do Ovário

Posted in
.



Avisa-se todas as mulheres para pararem imediatamente a utilização de pó de talco à volta das suas zonas genitais, uma vez que recentes estudos sugerem que partículas possam entrar nos ovários e provocar um processo de inflamação que permite a proliferação de células cancerígenas.

Estudos prévios já haviam levantado preocupação acerca do pó de talco, mas as descobertas mais recentes sugerem que as mulheres que o utilizam têm 40% maior probabilidade de contrair cancro do ovário.

Os especialistas estudaram mais de 3,000 mulheres e descobriram que a utilização de pó de talco apenas uma vez por semana aumenta o risco de contrair cancro do ovário em 36%. O perigo aumenta para os 41% pra as mulheres que o utilizem diariamente.

O pó de talco é fabricado a partir de talco, um mineral de magnésio tricílico que obteve má reputação nos anos 70 após ter sido descoberto que contém amianto, um conhecido cancerígeno. Desde 1973, todos os produtos com talco, incluindo os pós para bebés e pós faciais são obrigados por lei a ser livres de amianto, mas isso não significa que o talco seja agora perfeitamente seguro.

Vários estudos demonstram a ligação do pó de talco ao cancro do ovário e, dado que a utilização deste produto não é uma necessidade, parece sensato evitá-lo por completo.

Para além deste estudo mais recente, que demonstrou um aumento de 40% do risco de contrair cancro do ovário entre mulheres que utilizam o pó de talco uma vez por semana, a American Cancer Society reporta que:

* Um estudo publicado em 1997 descobriu que as mulheres que aplicavam pó de talco à sua área genital exterior ou que utilizavam desodorizantes genitais (que muitas vezes contêm talco) tinham um risco de 50% a 90% maior de contrair cancro do ovário.
* Um estudo do ano 2000 demonstrou que a utilização de pó de talco aumentava o risco de um determinado tipo de cancro do ovário em 40%.
* Uma meta-análise do ano 2003 descobriu um aumento de 33% de risco de cancro do ovário entre as utilizadoras de pó de talco.


Sérios danos a nível pulmonar e cancro também têm sido reportados entre trabalhadores que tenham respirado pó de talco durante períodos prolongados de tempo e, por esta razão, não se deve utilizar pó de talco em bebés. Se um bebé inspirar pó de talco poderá sofrer sérias complicações respiratórias, convulsões e chegar mesmo a morrer. O pó de talco também é tóxico caso seja ingerido.

0 Comments


Leave a Comment

. . . dança enquanto caminhas . . . // . . . dance while you're walking . . .

Noisia & Meca & Lia